FUMAR, APAGUE ESSA IDEIA

   A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau-AL) começou nesta semana uma campanha contra o tabagismo nesta quinta-feira (10), no auditório do Hospital Escola Portugal Ramalho, no bairro Farol, em Maceió.

  O evento faz parte de uma série de ações para conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo, além de fazer uma referência ao Dia Mundial sem Tabaco que acontece no dia 31 de maio.

   A próxima ação está marcado para o dia 29 de maio na sede da Sesau. Nessa ação, os servidores irão tratar sobre os males do tabagismo. Por fim, no dia 30, uma palestra sobre tabaco e doenças do coração está marcada no Hospital do Sanatório.

  O tema para a campanha traz um alerta às doenças do coração causadas pelo tabaco. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o uso rotineiro do cigarro contribui para o aparecimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças coronarianas.

  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças ligadas ao coração representam uma das principais causas de morte no mundo, com estimativa de 17,5 milhões de vidas anuais. Além do tabagismo, a hipertensão, dislipidemias, diabetes, sobrepeso, obesidade e o sedentarismo estão entre os fatores de risco.

  “Este ano, o Dia Mundial sem Tabaco coincide com uma série de iniciativas e oportunidades globais destinadas a enfrentar a epidemia do tabaco e seu impacto na Saúde Pública. Isso porque, particularmente, o tabagismo causou a morte de sete milhões de pessoas em todo mundo, das quais, cerca de 900 mil não fumantes morrem na condição de fumante passivo”, disse a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Petrúcia Teixeira.

   Ainda de acordo com a coordenadora Petrúcia, a Sesau tem o objetivo de reunir e ajudar os munícipios, ao longo do mês de maio, para o desenvolvimento de ações voltadas ao tema da campanha.

Fonte: Sesau/AL

Comentários

  • CENTRO

    R. Oliveira e Silva, nº 155

  • TRAPICHE

    Av. Siqueira Campo, nº 697

  • ARAPIRACA

    Rua Lúcio Roberto, n° 103-A, Centro

  • JACINTINHO

    Rua Cleto Campelo, 70 / Sl 14

  • FAROL

    R. José de Alencar, nº 121

  • SHOPPING PÁTIO

    Av. Menino Marcelo, 3800

  • PALMEIRA DOS ÍNDIOS

    R. José Maria Passos, nº 30, Centro

  • CLIMA BOM

    Rua São Paulo, nº 30, Tabuleiro dos Martins

Atendimento Previda

0800 009 1700
contato@previda.com.br
De segunda até sexta: 8:00 às 18:00 horas
Sábado: 08:00 às 12:00 horas
Atendimento 24 horas pelo telefone