Recomeçar 26 de Janeiro de 2019

Iniciamos um ano novo, e junto com ele retomamos nosso projeto Recomeçar.

Foi pensando em nossos clientes que o Previda propôs o oferecimento de um momento de acolhimento e reflexão, onde contamos com um profissional da área da Psicologia para falarmos sobre o processo da morte, da perda, da dor, e de como é possível enfretarmos o luto e a ausência de quem amamos e Recomeçar.

 

Passado não volta, futuro não temos e o hoje não acabou.
Por isso ame mais, abrace mais.
Pois não sabemos quanto tempo temos pra respirar
Fale mais, ouça mais.
Vale a pena lembrar que a vida é curta demais

(Thiago Brado)

 

 

Recomeçar de 26 Janeiro de 2019

 

O primeiro encontro do Recomeçar em 2019 foi regado a música na suave voz da Psicóloga Emmanuela, e para acompanhá-la contamos com o músico Sóstenes ao violão e violino.

 

A principal proposta do projeto é oferecer um espaço onde seja possível compartilhar os sentimentos que envolvem o luto e entender que esse momento se dá das mais variadas formas, que cada pessoa vivencia suas dores de uma maneira única, e de forma individual.

 

Sóstenes, o músico, iniciou tocando o violino.

 

Tivemos alguns clientes que estavam indo pela primeira vez, então explicamos sobre o projeto. Deixando claro que só participando e se permitindo estar ali e vivenciar o momento de fato, que é possível entender o quanto é importante e necessário dividir e externar um pouco a dor que sentimos, para podermos Recomeçar.

 

A Psicóloga Emmanuela Santana começou o momento pedindo que cada um se apresentasse e dissesse o motivo de estar ali. Esse momento foi bem extenso. Além da dor do luto, foram relatadas questões relacionadas a conflitos familiares que se intensificaram diante do processo de morte de um ente querido. A psicóloga sinalizou para estas pessoas a necessidade de uma terapia individual.

 

Cinco dos clientes que estavam lá pela primeira vez, haviam perdido seus filhos. Os relatos foram de muita dor. Um casal que perdeu a filha acerca de 10 dias foi a convite de um de nossos funcionários que os conhece.

 

Esse encontro foi cheio de relatos fortes. Foram evidenciadas dores profundas de um luto não só pela morte, mas um luto por rupturas de relacionamentos importantes.

 

Emmanuella fez uma fala sobre o processo de superação, a necessidade de resignificar datas comemorativas, e de se dá conta que nossos pensamentos nos sabotam, nos traem. Em seguida cantou a música como uma onda, que fala que “nada do que foi será de novo de um jeito que já foi um dia”. E que precisamos nos adaptar a nova realidade.

 

Ela deu continuidade falando sobre a importância de pequenos recomeços diários, e que um deles é estar ali e participar do Recomeçar. Dione, uma das participantes, falou que a pouco mais de um ano começou a frequentar, e vem recomeçando a cada encontro. Que não deixa de vir, porquê foi através desses momentos que ela começou a ir melhorando. Dione perdeu o esposo.

 

Em seguida Emmanuella fez um breve relaxamento e aplicou uma atividade guiada específica da psicologia, um CURTOGRAMA. Onde cada uma dos presentes teria que preencher uma folha dividida em quatro partes, com quatro enunciados diferentes: COISAS Q EU GOSTO E ESTOU FAZENDO/ COISAS Q EU GOSTO E NÃO ESTOU FAZENDO / NÃO GOSTO E FAÇO/ NÃO GOSTO E NÃO FAÇO. Concluiu falando que eles levassem para casa e refletissem um pouco sobre o que escreveram, optando sempre por fazer as coisas que gosta, e retomar aos poucos as que deixou de fazer. Isso contribui para um processo de reencontro consigo mesmo, de fortalecimento.

 

A facilitadora sugeriu que todos ficassem de pé e dessem às mãos. Enquanto ela encerrava cantando a música ALELUIA, foram distribuídas rosas para todos os participantes do encontro. Ao término da música todos se abraçaram.

 

 

Venha participar e traga um/a amigo/a!

Todos e todas são recebidos com muito carinho!

 

Comentários

  • EUSTÁQUIO GOMES

    Rua da Desaceleração , 1

  • SHOPPING PÁTIO

    Av. Menino Marcelo, 3800

  • ARAPIRACA

    Rua esperidião Rodrigues,223. Centro ( Em frente a praça da prefeitura)

  • PALMEIRA DOS ÍNDIOS

    Avenida Vieira de Brito, n°3A - São Cristóvão

  • TRAPICHE

    Av. Siqueira Campo, nº 697

  • CLIMA BOM

    Rua São Paulo, nº 30, Tabuleiro dos Martins

  • CENTRO

    R. Oliveira e Silva, nº 155

  • FAROL

    R. José de Alencar, nº 121

  • JACINTINHO

    Rua Cleto Campelo, 70 / Sl 14

Atendimento Previda

0800 009 1700
contato@previda.com.br
De segunda até sexta: 8:00 às 18:00 horas
Sábado: 08:00 às 12:00 horas
Atendimento 24 horas pelo telefone