RECOMEÇAR DE FEVEREIRO

 O  Recomeçar de fevereiro foi ministrado pela psicóloga Darnise Barros, nossa parceira desde o primeiro ano de projeto e que já é parte de nossa construção. Além dela, contamos com a presença do músico Carlos Dias, que com voz e violão tocou a alma de muitos dos participantes.

 

            IMG_3393

            Em um artigo do Blog Vittude afirma-se que a música “é um elemento terapêutico por excelência. É algo medicinal e sem contra-indicações (...)”. Concordando com a narrativa sempre fazemos questão de incluir a música em nossos encontros enquanto ferramenta de sensibilização. A proposta é que os presentes se permitam sentir a dor que os aflige no cotidiano, para que com a intervenção da psicóloga eles aprendam a lidar com ela, e a partir daí seguir em direção ao Recomeço.

           Darnise iniciou o encontro relatando sua vivência pessoal do luto, e o processo de construção de cada encontro do Recomeçar em que participa. Destacou  que a dor do luto nos aproxima, nos iguala. Isso, porque o sofrimento em decorrência da ausência de quem amamos é sentindo por todos nós. Explica que cada pessoa sente de uma forma, e vivencia o luto de maneira única, mas todos os que ali estavam, tinham um mesmo motivo: a saudade!

IMG_3428

 

       

          Darnise pediu que Carlos cantasse a música Gostava Tanto de Você de Tim Maia, e quis saber sobre cada um dos participantes. Nome, quem perdeu, a quanto tempo, e grau de parentesco. Um a um todos foram dividindo suas vidas e histórias.

         A psicóloga havia disposto palavras como esperança, saudade, amor, afeto, gratidão, recomeço, dor, carinho, etc., nas cadeiras dos participantes. Sob o som da música Como é grande o meu amor por você, ela pediu que cada um compartilhasse sua palavra com quem sentisse vontade. Nesse momento as pessoas confraternizaram e a ânsia por um abraço reconfortante falou mais alto. Não doaram só as palavras, mas carinho, empatia, respeito.

        Darnise finalizou o encontro sugerido que cada um se voltasse para seu íntimo e fizesse a oração que seu coração sentisse vontade.

IMG_3528

         No encerramento a assistente social Laís Lessa recitou algumas frases da música O Sol, dando ênfase a importância de seguir no caminho do Sol, da luz, em busca de recomeços diários, agradeceu a presença de todos e todas, desejando que o encontro tenha de fato plantado uma sementinha do recomeço, e que todos tenham compreendido que Recomeçar é Preciso.

 

IMG_3401

 

            Foi realizada a pesquisa de satisfação, servido um coffee break, e distribuídos como brindes copos com a logomarca do projeto e as mudas oferecidas pela empresa parceira do Grupo Parque, o Memorial. Nesse encontro, contamos com a participação de diversos funcionários - entre eles Edla do Parque das Flores - que foram conhecer o projeto. Todos responderam à pesquisa de satisfação, pois estavam de fato participando do evento.

IMG_3553

IMG_3522

 

Texto – Lais Lessa- Assistente Social do Previda

Comentários

  • CLIMA BOM

    Rua São Paulo, nº 30, Tabuleiro dos Martins

  • ARAPIRACA

    Rua esperidião Rodrigues,223. Centro ( Em frente a praça da prefeitura)

  • FAROL

    R. José de Alencar, nº 121

  • SHOPPING PÁTIO

    Av. Menino Marcelo, 3800

  • CENTRO

    R. Oliveira e Silva, nº 155

  • PALMEIRA DOS ÍNDIOS

    R. José Maria Passos, nº 30, Centro

  • TRAPICHE

    Av. Siqueira Campo, nº 697

  • JACINTINHO

    Rua Cleto Campelo, 70 / Sl 14

Atendimento Previda

0800 009 1700
contato@previda.com.br
De segunda até sexta: 8:00 às 18:00 horas
Sábado: 08:00 às 12:00 horas
Atendimento 24 horas pelo telefone